domingo, 22 de março de 2009

Preciso demais desabafar
Cenário de uma festa: pessoas dançando, conversando, bebendo, sorrido...
Cenário de uma mesma festa: pessoas trabalhando, "catando" coisas do chão que outras pessoas acabaram de jogar, trabalhadores (pessoas) circulado como fantasmas por entre pessoas.
Elas são diferentes porquê? Não imagino que deveriam passar dançando ou rebolando enquanto cumprem sua jornada de trabalho! Mas não ver uma pessoa? Ignorá-la ao deixar cair no chão restos? Sujar sabendo que a criatura ali ao lado vai ter que se submeter a algo que talvez a própria pessoa não se submeteria? Ok, todos precisam de um emprego, de dinheiro, de ter o que comer. Mas somos dignos com o outro? Trabalho digno. Dizem que todo trabalho é digno...talvez...mas confesso que várias vezes parei de conversar, de dançar, de tomar...para olhar, para pensar que tipo de ser humano somos? E onde fica a dignidade ao tratar com nojo um trabalho, um trabalhador, uma pessoa? Que dignidade pregamos que não é possível exercer?
Outra coisa...e talvez a pior de todas para mim...das pessoas que trabalhavam na festa (posso dizer nas festas!) 99% são negras, quando se encontra um branco, ele está em uma função digamos que mais visada...ou melhorada. Para alguns mais digna! Eu diria que mais respeitada pela maioria!
Talvez isso não diga nada, mas me angustia ver e não falar! Talvez eu esteja sendo radical no "meu ponto vista". Mas se tem uma coisa que me perturba é a indignidade com que tratamos o outro, o lugar indigno que colocamos o outro. Nos sentimos tão poderosos a ponto de fazer isso!
São só pensamentos pipocando em uma tarde de domingo!

Nenhum comentário: